quarta-feira, 5 de março de 2008

Um olhar diferente sobre Alegrete

Certa vez me disseram que o alegretense é bairrista, entretanto quando se trata de atrair turistas - "dá um tiro no próprio pé" - ele faz propaganda de outras cidades do RS, mas não da própria. Diz que o Estado é o melhor para se viver no Brasil, mas não inclui a sua própria cidade! Sugere ao turista visitar Canela, Gramado, Torres, Garibaldi, Caxias do Sul, a capital ou até lugares mais remotos, mas não Alegrete! Diz que não temos belezas visuais tão aparentes como nessas outras cidades... Realmente, observando a cidade por esse prisma, é inegável somos pobres em atrativos visuais, mesmo que, em alguns lugares do interior do município, existam verdadeiros paraísos!
Todavia, partindo da idéia de que cada um de nós vive em um mundo simbólico, traduzível em imagens, e todos usamos o processo de simbolização para pensar a cerca do mundo físico ao nosso redor e elaborá-lo de alguma maneira, pode-se presumir que, se mostrarmos Alegrete de jeito diferente, podemos mudar esse paradigma local.
Quero dizer com isto que devemos mostrar Alegrete de outra maneira, de uma maneira mais profissional, mais inteligente.
Todos os anos, vem à tona, a velha, mas necessária discussão, sobre o desfile de 20 de setembro em nossa cidade. Em minha opinião temos um desfile, que alguns se ufanam por reunir o maior número de cavalarianos no mundo, mas que, infelizmente, é, em seu aspecto visual, de gosto duvidoso e um tanto pobre.
Por conseqüência disto, os turistas não são atraídos a Alegrete como deveriam. Penso que da maneira como ele é realizado não ajuda muito no desenvolvimento turístico e, conseqüentemente, econômico de Alegrete. Concordo na mudança ocorrida nos últimos anos no que tange à tematização do desfile no Estado e que, infelizmente, não foi levado a cabo em nossa cidade. Pois, acredito que se houvesse um planejamento que primasse, principalmente, pela qualidade estética do desfile como ocorre, por exemplo, na Festa da Uva em Caxias do Sul, estaríamos mostrando que vale a pena visitar Alegrete na Semana Farroupilha e que vale a pena empresas de fora investirem no evento.
Em Caxias do Sul, o “Corso Alegórico”, admirado por muitas pessoas, começou a ser realizado na segunda edição da Festa de Uva, em 1932. As “carretas alegóricas”, ainda puxadas por bois, retratavam a vida e os costumes das pessoas da região, herança deixada pelos imigrantes italianos. Atualmente, mais moderno o desfile, com carros motorizados, não deixou de abordar os costumes desses imigrantes atraindo milhares de turistas à cidade de Caxias do Sul. Atrai turistas porque o desfile é realmente bem feito, bem organizado e tem beleza estética.
O desfile de 20 de setembro de Alegrete é muito pobre visualmente e não tem uma estrutura narrativa e cronológica que conte eficientemente os principais fatos históricos da vida dos gaúchos e da história de Alegrete, que é riquíssima, ou seja, todo ano é a mesma repetição. Quem viu um desfile, viu todos!
Muitos “credenciados” a falar sobre tradicionalismo questionam a importância de se agregar valor visual e narrativo ao desfile denominando esse processo de melhora do desfile de “carnavalização”. Entretanto acredito que não é “carnavalização”, mas sim, evolução.
Lembremo-nos que nossa tradição é emprestada de vários outros povos que tiveram várias outras tradições, ou seja, nenhuma tradição é eterna! Tradição não quer dizer necessariamente ficarmos olhando só o passado, imutavelmente, pois nós também seremos o “passado” para as gerações futuras. Então devemos mostrar que temos humildade em aceitar inovações e a mente aberta para olhar o futuro e tentar melhorar o que já foi feito pelos nossos antepassados.
Nossa cidade a cada ano empobrece mais e muitos alegretenses vão embora, é fato que nossa população está diminuindo rapidamente, e continuamos com os mesmos velhos costumes.
Afinal, nunca aprenderemos com nossos erros?

2 comentários:

MARTHA THORMAN VON MADERS disse...

Vejo que é um começo de blog, muito bom texto ,parabéns.visitarei mais vezes,e sempre farei um comentário

Silêncio disse...

Parabéns pela iniciativa, parceiro.

Teu blog vai pra lista dos "favoritos" ... farei visitas periódicas, certamente.

Grande abraço !